top of page

SHT
Segurança do Trabalho

Enquadramento

A escolha de empresas de segurança, higiene e saúde no trabalho é uma decisão estratégica, considerando a implementação de uma cultura de SST e bem-estar dos trabalhadores. É importante atender aos critérios legais mas, igualmente e não menos importante, agregar valor à organização.

A legislação em Portugal, especificamente a Lei n.º 102/2009 e suas alterações, estabelece obrigações para as entidades empregadoras, como identificar e mitigar os riscos previsíveis, integrar a avaliação de riscos nas atividades, prevenir riscos com base na evolução técnica e condições de trabalho, combater os riscos na origem, assegurar níveis seguros de exposição, adaptar o trabalho às necessidades do trabalhador, priorizar medidas de proteção coletiva e fornecer instruções compreensíveis.

Esses critérios devem ser levados em consideração ao escolher prestadoras de serviços de segurança (bem como de saúde no trabalho), garantindo o cumprimento das exigências legais e promovendo a segurança e bem-estar dos trabalhadores. 

 

A legislação de segurança e saúde no trabalho aplica-se a todos os setores de atividade, incluindo o setor privado, cooperativo e social.

 

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) é responsável pelo controle do cumprimento dessas regulamentações e pela condução de investigações em caso de acidentes de trabalho.

O nosso trabalho

Na SEG.SERVI, oferecemos uma gama de serviços de segurança no trabalho, com o objetivo de sermos aliados estratégicos dos nossos clientes.

 

O trabalho que realizamos inclui o planeamento e a integração da prevenção de riscos em todas as atividades da empresa, a avaliação dos riscos e a implementação de medidas preventivas.

 

Também elaboramos relatórios de avaliação de riscos, planos de prevenção e proteção, planos de emergência, entre outros.

 

Além disso, supervisionamos o fornecimento e manutenção dos equipamentos de proteção individual, coordenamos medidas de emergência e monitoramos as condições de trabalho para trabalhadores vulneráveis.

 

Também oferecemos programas de informação interna, formação em segurança no trabalho, apoio à consulta dos representantes dos trabalhadores e execução das medidas de prevenção.

 

Nosso trabalho envolve ainda a organização de notificações obrigatórias, elaboração de relatórios de acidentes de trabalho e doenças profissionais, análise de causas de acidentes e doenças profissionais, coordenação de auditorias e inspeções internas, recolha e organização de dados estatísticos relevantes.

 

Mantemos registros atualizados para consulta, incluindo avaliações de riscos, propostas de prestadores de serviços externos, relatórios de acidentes de trabalho e registos de doenças profissionais.

bottom of page